Você sabia que a consultoria de TI pode melhorar infinitamente a gestão de TI de sua empresa? Mas para que isso aconteça, ela tem que caminhar lado a lado com sua estratégia de negócio.
É extremamente comum que as pessoas associem a consultoria de TI apenas ao suporte técnico, como, por exemplo, o suporte a aplicações e infraestrutura e ao desenvolvimento de softwares. Mas o trabalho de um consultor de TI vai muito além disso e se estende a todos os aspectos da gestão de TI da sua empresa.
Caso você esteja notando uma certa deficiência no departamento de TI de sua empresa, falta de entregas significativas ou está com dificuldade de identificar os benefícios que os projetos de TI trazem para seu negócio, peça ajuda a um consultor.
A consultoria TI vai evitar vários problemas e seu negócio. Mas como ele pode me ajudar?
Planejamento e Acompanhamento
Ter um planejamento e acompanhamento das atividades de TI são essenciais para correr menos riscos no seu projeto de TI. Através disso, os consultores conseguem desenvolver ações preventivas para garantir a segurança da organização.
Os dados primordiais da sua empresa, ficam armazenados nas redes dos computadores, por isso é de extrema importância que a organização tenha um acompanhamento de perto em sua área de TI. Assim consegue-se evitar que problemas mais sérios interrompam as atividades da organização. E a consultoria de TI é que será capaz de ajudar sua empresa nessa missão.
Os consultores de TI servem como um braço direito do seu negócio e trazem inovações para seu negócio. Ter uma empresa especializada em tecnologia com profissionais qualificados e com experiência ao lado, trará insights e soluções que podem acabar passando despercebidas por sua equipe.
A experiência da equipe de consultores, vai fazer com que o planejamento dos seus processos, estrutura e rotinas de Gestão de TI fiquem muito mais claros.
Segurança
A Consultoria de TI vai melhorar drasticamente sua segurança da informação e dados, já que ter segurança é requisito imprescindível para a área de TI de qualquer empresa.
Você sabia que os vírus ainda são o principal problema enfrentado no ambiente corporativo? A consultoria de TI vai ajudar a preparar sua rede contra eles.
Ainda existem muitos tipos de softwares mal-intencionados com milhares de funções, e faz parte do papel da consultoria de TI avaliar a opção mais adequada de antivírus para as necessidades da sua empresa. Ele executará a instalação, ou a troca, caso a empresa já possua outro.
O consultor de TI também irá lhe ajudar na segurança dos seus dados. Hospedá-lo em uma nuvem vai garantir uma segurança mais robusta, além de trazer mais acessibilidade aos dados. As plataformas mais famosas para o armazenamento em nuvem são: Google, Amazon e Microsoft.
Outro ponto super importante que a Consultoria de TI vai te ajudar, é na instalação de um firewall em sua rede. O firewall garante ainda mais a segurança para sua empresa, pois ele funciona como uma barreira entre sua companhia e a internet.
Para assegurar o histórico das suas informações, os consultores também poderão estabelecer uma rotina de backups.
E por fim, os consultores também vão aconselhar seus clientes a fortalecer suas senhas. Uma prática muito indicada é a troca de senhas a cada 3 meses.
Processos Personalizados
Cada organização tem sua características e possui sua própria forma de trabalho. A Consultoria em TI vai atuar identificando os problemas e necessidades da empresa, e o consultor montará um programa de trabalho personalizado, escolhendo as ferramentas adequadas para otimizar os processos da empresa. Ele construirá uma solução em conjunto com o cliente e que atenda os “gargalos” identificados.
Mas é importante ressaltar, que para a Consultoria de TI seja proveitosa e benéfica para a empresa, haverá de existir um engajamento de todos os setores em relação a ela. É necessário um alinhamento muito forte entre as partes. Por isso, é essencial que as equipe criem dinâmicas em grupo, para que as soluções dos problemas sejam criadas coletivamente e garantindo que todos estejam na “mesma página”.
O consultor de TI tem alguns deveres, mas isso não quer dizer que o cliente não tem deveres também. É super importante o cliente fazer sua parte no processo. Para isso, vamos enumerar alguns pontos que são fundamentais do cliente fazer:
1 – Deixar o consultor a vontade na organização:
Isso vai facilitar bastante a rotina de trabalho do consultor. Ter tranquilidade para transitar em todas as áreas da empresa, vai melhorar o fluxo de informações.
2 – Atender às solicitações do consultor/ Trabalho colaborativo:
O trabalho será sempre feito como um via de mão dupla. O consultor sempre trará demandas e tarefas para a equipe da empresa. É super importante manter as entregas requisitadas em dia.
3 – Estar aberto a novas possibilidades:
Um dos pontos mais benéficos das Consultorias de TI, são os insights e melhores práticas de mercado que ela trazem para a empresa. Então é necessário ter abertura para analisar nossas possibilidades e processos.
Bom, esperamos ter ajudado no entendimento de como a Consultoria de TI pode melhorar os resultados da sua empresa. Trazer inovação e otimização de processos, deve estar enraizada na cultura das empresas e a porta de entrada dessa cultura pode ser a Consultoria de TI. Uma consultoria bem feita traz benefícios de curto, médio e longo prazo para qualquer organização.